A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
Merci - A Antestreia - Temps d'Images no Trindade

Merci - A Antestreia - Temps d'Images no Trindade

Teatro & Arte | Teatro

Teatro da Trindade INATEL

Sala Estúdio S/ Marc
Classificação Etária
Maiores de 16 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
2017
out
13
a
2017
out
15
Realizado

Duração

60 minutos

Produtor

DUPLACENA - Produção e Realização de Festivais, Espectáculos

Sinopse

MERCI a Antestreia é a segunda parte de MERCI, um espectáculo/vídeo-instalação estreado no Festival Temps dImages 2016, onde o corpo não está ao vivo e se estabelece uma coreografia da imagem. A primeira parte aborda o fim de uma relação entre duas personagens, a Autora e X. X é alguém que observa. X é também o próprio espectador. MERCI a Antestreia é a construção da história de amor no presente, entre Merci e o Espectador, variantes das personagens da Autora e de X, servindo assim de prólogo e simultaneamente de epílogo à primeira parte. Neste espectáculo, o corpo e a imagem estão presentes e a construção das cenas obedece a uma lógica cinematográfica de montagem em tempo real onde a autora manipula todos os elementos, desde a interpretação à execução audiovisual. A Antestreia investiga os modos de construção de histórias dos autores Jean-Luc Godard e Marguerite Duras: MD: Não acredito que a Imagem possa substituir o que eu chamo de proliferação indefinida da palavra.
JLG: Mas porquê eliminar a imagem completamente?
MD: Mas porquê eliminar a palavra? JLG: Não! Eliminar o facto de ver sem dizer! MD: Eu não o elimino! Por isso faço cinema!

Ficha Artística

Conceção, Texto, Interpretação: Sara Vaz
Cenografia e Edição do Livro: Marco Balesteros
Assistentes de Ensaios: Rafael Ascenção e Rita Duarte
Apoio à Sonoplastia: Blackbambi
Apoio ao Figurino: Carlota Lagido
Apoio Técnico Audiovisual: Alexandre Coelho e Diogo Justino
Operador Legendas: Rita Duarte
Residências Artísticas: Fábrica das Ideias - Gafanha da Nazaré, AADK Spain e Teatro Municipal da Guarda (TMG)
Co-produção: Temps dImages / Teatro da Trindade INATEL
Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian

Informações Adicionais

O TEMPS D IMAGES LISBOA (TDI) é um festival temático, experimental e transdisciplinar que privilegia eventos que cruzam as artes do palco com as da imagem. Ao longo das suas quinze edições, o TDI criou um espaço único no panorama da programação cultural e artística portuguesa, tanto em termos de identidade, como das dinâmicas que cria e potencia. A programação do TDI aposta na relação entre as artes performativas e a imagem e investe na criação de oportunidades, para que artistas consagrados ou em início de percurso possam apresentar os seus projectos, muitas vezes experimentais informais ou peculiares. Este festival procura aproximar artistas, provocar encontros e discussões criativas e sobretudo possibilitar a partilha, visibilidade e circulação dos trabalhos apresentados, através dos canais privilegiados que as diferentes parcerias, nacionais e internacionais, possibilitam. Apresentando-se em vários espaços da cidade de Lisboa, o TDI foi construindo ao longo do tempo uma significativa rede de criadores e vários tipos de parceiros, o que tem permitido viabilizar e dar a conhecer novas obras e artistas com diferentes perfis e áreas de criação. O Festival TEMPS D IMAGES LISBOA é uma produção da Duplacena.

Para mais informações: http://www.tempsdimages-portugal.com/2017/

Partilhar

Serviços Adicionais