A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
Sopa de Pedra – Festival Antena 2

Sopa de Pedra – Festival Antena 2

Música & Festivais | Popular

Teatro da Trindade INATEL

Sala Eça de Queiroz
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
2018
fev
16
Realizado

Duração

60 minutos

Promotor

Fundação Inatel

Breve Introdução

Música Tradicional

Sinopse

Sopa de Pedra é um grupo de 10 mulheres que cria e interpreta à capella arranjos originais de música popular portuguesa. O reportório inclui sobretudo música de transmissão oral das várias regiões portuguesas, estendendo-se dos cânticos mirandeses de Trás-os-Montes às baladas açorianas, das cantigas de adufeiras da Beira Baixa ao cante alentejano, passando também pelo reportório de cantautores como Zeca Afonso, Amélia Muge, João Lóio ou grupos como Almanaque e GAC. Por vezes há também lugar para músicas tradicionais de outros países ou temas originais conforme podem testemunhar os ouvintes do programa Raízes que a Antena 2 transmite quase diariamente. Tal como no conto popular da Sopa de Pedra, a criação musical começa numa base simples - uma pedra, uma tradição, uma melodia, um cantar - à qual se acrescentam novas vozes, compondo uma harmonia viva que, de cada vez que se canta ou a ela alguém se junta, se reinventa.

Ficha Artística

Vozes: Benedita Vasques, Inês Campos, Inês Loubet, Inês Melo, Maria Vasques, Mariana Gil, Rita Costa, Rita Sá, Sara Yasmine e Teresa Campos

Notas Suplementares

Programa Festival Antena 2
Edição 2018
E 2018 passam 70 anos desde que a Antena 2 se autonomizou da Emissora Nacional, então designada como Programa B. Em 1948, além de música clássica, as 4 horas diárias de emissão incluíam folclore, música de filmes e palestras. Esse perfil diversificado, na génese da Antena 2, não só se manteve até hoje como constitui um dos principais traços distintivos deste canal e uma evidente prova da sua missão de serviço público.
O Festival Antena 2, nesta 2ª edição, ilustra a diversidade deste canal. A ideia é mostrar ao vivo, em palco, não só os conteúdos definidores da Antena 2 como também intérpretes que foram apoiados ou mesmo impulsionados pela rádio.
(...)
O mundo das ideias, da ciência e das artes conjuga-se pois nestes seis dias de um festival que tem aqui a sua 2ª edição. O espelho de um canal da rádio pública que mergulha com a mesma paixão nos valores artísticos do passado, nos que marcam o presente e nos que o futuro nos promete. Um festival que deve, por fim, uma palavra de agradecimento ao Teatro da Trindade por nos acolher na sua belíssima sala.
João Almeida
Diretor da Antena 2

Informações Adicionais

Programa
1. Adeus ó Serra da Lapa
2. Bate, bate
3. Estrigadeiras do meu linho
4. Ró da Graça
5. Cantiga de la Segada
6. Maçadeiras do meu linho
7. Ó Minha Amora Madura
8. Já os Galos cantam
9. À Nave
10. Cantiga da Ceifa
11. Os Bravos
12. Fuga do Mar

Partilhar
Cartão Ciclo Mundos Completo
Cartão Ciclo Mundos