A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
TGB – Festival Antena 2

TGB – Festival Antena 2

Música & Festivais | Portuguesa

Teatro da Trindade INATEL

Sala Eça de Queiroz
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
2018
fev
18
Realizado

Duração

60 minutos

Promotor

Fundação Inatel

Breve Introdução

Jazz

Sinopse

Há pelo menos três originalidades no Trio TGB. Antes de mais a formação, praticamente singular no planeta jazz: tuba, guitarra e bateria. Depois os temperos: jazz, claro, mas também rock, e pop, e ingredientes ad-hoc como músicas de filmes ou bossa nova. E finalmente a capacidade de compor, dividida em partes iguais pelos três músicos. Todos eles são, de resto, solistas de primeira, com uma personalidade vincada que os afirma internacionalmente como um dos grupos mais respeitados e representativos das novas tendências do jazz. O tubista Sérgio Carolino tem uma gama de expressão que lhe permite transfigurar-se ao ponto de cantar com a tuba como Robert Plant dos Led Zeppelin ou como Jorge Palma, conquistando com essa plasticidade um reconhecimento à escala global. A guitarra, nas mãos de Mário Delgado, também vai muito para lá do acompanhamento típico de uma secção rítmica tradicional. Os acordes criam ambientes originais, e com a ajuda de pedais, o instrumento saltita com destreza e surpresa de género em género, do registo mais melódico e suave ao mais roqueiro. Finalmente a bateria vai muito para lá de marcar o ritmo. Com Alexandre Frazão podemos falar de composição em tempo real, tal o detalhe e a diversidade de registos. O impacto deste trio foi comprovado há uma década, num concerto ao vivo na Antena 2. O lançamento do próximo disco do TGB justifica o regresso a um dos projetos de jazz mais originais e respeitados das últimas décadas em Portugal.

Ficha Artística

Tuba: Sérgio Carolino
Guitarras & dobro: Mário Delgado
Bateria & melódica: Alexandre Frazão

Notas Suplementares

Programa Festival Antena 2
Edição 2018
E 2018 passam 70 anos desde que a Antena 2 se autonomizou da Emissora Nacional, então designada como Programa B. Em 1948, além de música clássica, as 4 horas diárias de emissão incluíam folclore, música de filmes e palestras. Esse perfil diversificado, na génese da Antena 2, não só se manteve até hoje como constitui um dos principais traços distintivos deste canal e uma evidente prova da sua missão de serviço público.
O Festival Antena 2, nesta 2ª edição, ilustra a diversidade deste canal. A ideia é mostrar ao vivo, em palco, não só os conteúdos definidores da Antena 2 como também intérpretes que foram apoiados ou mesmo impulsionados pela rádio.
(...)
O mundo das ideias, da ciência e das artes conjuga-se pois nestes seis dias de um festival que tem aqui a sua 2ª edição. O espelho de um canal da rádio pública que mergulha com a mesma paixão nos valores artísticos do passado, nos que marcam o presente e nos que o futuro nos promete. Um festival que deve, por fim, uma palavra de agradecimento ao Teatro da Trindade por nos acolher na sua belíssima sala.
João Almeida
Diretor da Antena 2

Partilhar
Cartão Ciclo Mundos Completo
Cartão Ciclo Mundos

Serviços Adicionais

Veja ainda:

QUASE NORMAL

Teatro & Arte | Teatro

Teatro da Trindade INATEL

Sala Eça de Queiroz