A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
Vento do Norte – Festival Antena 2

Vento do Norte – Festival Antena 2

Música & Festivais | Portuguesa

Teatro da Trindade INATEL

Sala Eça de Queiroz
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
2018
fev
15
Realizado

Duração

60 minutos

Promotor

Fundação Inatel

Breve Introdução

Música de Câmara

Sinopse

Vento do Norte é um grupo de jovens saxofonistas alunos de Henk van Twillert na ESMAE - Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, Porto, Portugal. Henk é holandês, mas vive há quase duas décadas em Portugal. Aos músicos com quem trabalha passa um misto de paixão e talento. O Vento do Norte combina uma visão moderna da música de câmara com interpretações temperadas pela espontaneidade como o demonstrou em vários concertos transmitidos pela Antena 2. Ouve-se de tudo, de Bach e Schubert, a Piazzolla, música de westerns e fado. Ouvir o Vento do Norte é uma experiência, com momentos em que a música nos toca na alma seguidos de outros que nos desafiam para a euforia e para o movimento.

Ficha Artística

O ano lectivo de 2016/2017 apresenta a 7ª geração dos Vento do Norte constituído por:
Henk van Twillert - Diretor Artístico / Solista: Saxofones Soprano e Barítono
Pedro Pereira - Saxofone Soprano
José Pedro Goncalinho - Saxofone Alto
Hristo Goleminov - Saxofone Alto
Rui Cunha - Saxofone Tenor
Andre Correia - Saxofone Tenor
Adriana Oliveira - Saxofone Barítono
Lucas Miguel - Saxofone Barítono
Claudio Pereira - Saxofone Baixo

Notas Suplementares

Programa Festival Antena 2
Edição 2018
E 2018 passam 70 anos desde que a Antena 2 se autonomizou da Emissora Nacional, então designada como Programa B. Em 1948, além de música clássica, as 4 horas diárias de emissão incluíam folclore, música de filmes e palestras. Esse perfil diversificado, na génese da Antena 2, não só se manteve até hoje como constitui um dos principais traços distintivos deste canal e uma evidente prova da sua missão de serviço público.
O Festival Antena 2, nesta 2ª edição, ilustra a diversidade deste canal. A ideia é mostrar ao vivo, em palco, não só os conteúdos definidores da Antena 2 como também intérpretes que foram apoiados ou mesmo impulsionados pela rádio.
(...)
O mundo das ideias, da ciência e das artes conjuga-se pois nestes seis dias de um festival que tem aqui a sua 2ª edição. O espelho de um canal da rádio pública que mergulha com a mesma paixão nos valores artísticos do passado, nos que marcam o presente e nos que o futuro nos promete. Um festival que deve, por fim, uma palavra de agradecimento ao Teatro da Trindade por nos acolher na sua belíssima sala.
João Almeida
Diretor da Antena 2

Informações Adicionais

Vento do Norte é um grupo único de jovens músicos saxofonistas alunos de Henk van Twillert na ESMAE Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, Porto, Portugal.
São músicos apaixonados e talentosos que combinam uma visão moderna da música de câmara com interpretações únicas. Ouvir este grupo musical é uma experiência arrebatadora, num momento somos tocados na alma pela sua música, no outro somos elevados à euforia e ao movimento. O grupo foi formado em 2005 por Henk van Twillert com os alunos da sua classe de saxofone da ESMAE. Os alunos que terminam o curso dão lugar aos mais novos mantendo-se a jovialidade e energia do grupo.
Desde a sua criação atuaram em diversas locais e festivais de Portugal nomeadamente no Porto, Palmela, Aveiro, Almada e Guimarães. Atuaram também no estrangeiro destacando-se as suas atuações em Amesterdão, na Venezuela, na comemoração do 50 º aniversário da União Europeia, em Bruxelas, a participação no Grachten Festival, o festival dos canais em agosto 2013. Em 2007, 2009, 2011 e 2013 ganharam o primeiro prémio no prestigiado Concorso Internazionale di Musica da câmera Città di Chieri em Itália. Em 2009 gravaram seu primeiro CD "Adágio de Saxofones" definido como versátil, competente, apaixonado e sincero. Em maio 2011, Henk van Twillert e os Vento do Norte realizaram uma tournée às Antilhas Holandesas, Aruba, Curaçau e Bonaire onde realizam uma série de concertos clássicos, concertos em escolas e fizeram a abertura do Bonaire Heineken Jazz Festival. Em abril 2013 realizaram uma tournée pela a Holanda, a Oranje Tournee tendo atuado em diversas cidades holandesas, nomeadamente Rotterdam e Amesterdão. Depois desta tournée foram convidados para participar no Grachten Festival 2013, o maior festival de música clássica da Holanda que decorre em Amesterdão em agosto. Henk van Twillert & Vento do Norte realizaram em 2014, 2015 e 2016 as tournée Once upon a time in... Holland and Belgium, Ode to Joy e " Movimento Perpétuo" respectivamente. No seguimento da Tournée Ode to Joy Henk van Twillert & vento do Norte foram convidados para actuar no programa cultural da televisão nacional holandesa Podium Witteman e no programa de rádio Opium op4. A 2 de Março 2015, o programa Grande Valsa da RTP2 dedicou grande parte do programa à classe de saxofone da ESMAE e nomeadamente a Henk van Twillert & Vento do Norte. Em março de 2016 realizaram a tour" Once Upon a Time in... EUA.

Partilhar
Cartão Ciclo Mundos Completo
Cartão Ciclo Mundos